Isabel Rosa Psicóloga

Isabel Rosa

Psicóloga

O que é psicoterapia?

Underline

O termo "psicoterapia" como o concebemos hoje foi criado e apareceu pela primeira vez em 1887, na cidade de Amsterdam, na inauguração de uma clínica para tratamentos psiquiátricos e emocionais. A definição de psicoterapia adotada pela Divisão de Psicoterapia da American Psychological Association que congrega os psicólogos americanos, foi desenvolvida por Norcross: Psicoterapia é a aplicação informada e intencional de métodos clínicos e postura interpessoal derivados de princípios psicológicos estabelecidos, com a finalidade de ajudar pessoas a modificar seus comportamentos, cognições, emoções, e/ou outras características pessoais com uma condução que os participantes consideram desejável. KNAPP, Paulo.

O termo psicoterapia é derivado da união de duas palavras do grego: psique, que significa “espírito, alma, alento”; e therapeia, que significa “cura, tratamento”.

Resolução CFP N.º 010/00 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2000 Especifica e qualifica a Psicoterapia como prática do Psicólogo. A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.

Psicóloga Isabel Rosa

A psicoterapia online é igual a presencial?

Underline
Psicóloga Isabel Rosa

Psicoterapia online é realizada dentro dos mesmos embasamentos teóricos que na modalidade presencial, se utilizando da mesma abordagem e técnicas., visando encurtar distância entre paciente e psicoterapeuta.

O atendimento online é regulamentado desde 11/2018 pelo Conselho Federal de Psicologia. Este serviço é tecnicamente adequado, metodologicamente pertinente ,guarda coerência e fundamentação na ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão.

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

Underline

Segundo KNAPP, mais de quarenta anos depois que Aaron T. Beck e Albert Ellis delinearam os fundamentos da abordagem psicoterápica ,terapia cognitivo-comportamental (TCC), a pesquisa clínica e experimental, conduzida desde então, continua comprovando sua eficácia em diversos transtornos psiquiátricos. Com o objetivo de embasar suas conceituações e aplicações clínicas em evidências científicas, a TCC se tornou a modalidade de tratamento psicossocial mais pesquisada e validada em todo o mundo.

Terapia cognitivo-comportamental é um termo genérico que abrange uma variedade de mais de 20 abordagens dentro do modelo cognitivo e cognitivo-comportamental. Os primeiros escritos importantes e as primeiras abordagens cognitivo-comportamentais para o tratamento dos transtornos emocionais começaram a surgir nos anos 1960 e 1970 com autores como Aaron Beck , Albert Ellis , Lazarus , Meichenbaum e Mahoney , entre outros.

Todas as terapias cognitivo-comportamentais derivam de um modelo cognitivo prototípico e compartilham alguns pressupostos básicos, mesmo quando apresentam diferentes abordagens conceituais e estratégicas nos diversos transtornos. Três proposições fundamentais definem as características que estão no núcleo das terapias cognitivo-comportamentais (Dobson, 2001): 1. A atividade cognitiva influencia o comportamento. 2. A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada. 3. O comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva.

Algumas características diferenciam a escola cognitiva e seu método terapêutico. Contrariamente à escola psicanalítica, por exemplo, o material trazido à consulta não é interpretado pelo terapeuta, mas elaborado em conjunto com o paciente num trabalho de identificar, examinar e corrigir as distorções do pensamento que causam sofrimento emocional ao indivíduo.(Knapp,2004).

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que se caracteriza por ser um modelo de psicoterapia breve, estruturado e direcionado para a resolução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (Beck, 1964). Frequentemente, os problemas vivenciados pelos indivíduos surgem a partir da interpretação deste a respeito de determinado evento, o que, por sua vez, influencia no humor e no comportamento subsequente. O objetivo da TCC é quebrar o ciclo que perpetua e amplifica os problemas do indivíduo. Para tanto, há uma série de técnicas capazes de modificar os pensamentos automáticos e, consequentemente, eliminar o impacto da tendenciosidade no humor e no comportamento (Knapp, 2004). A terapia cognitiva tem sido utilizada no tratamento de diversos transtornos mentais com pacientes de diferentes níveis de educação, renda e background (Beck, 1997).

Psicóloga Isabel Rosa